Prova Hertzberger


Prova Hertzberger
O espaço escolhido pelo grupo para se realizar a intervenção na Casa da Glória, em Diamantina, foi o Pátio Interno e o Dormitório que fica ao lado.  Analisando as sensações experimentadas nos locais, o projeto foi criar um café que interligasse esses ambientes, com o intuito de valorizar a permanência dos indivíduos. Relacionando-se a intervenção com o Livro “Lições de Arquitetura”, de Herman Hertzberger, podemos dividir, em tópicos, as seguintes reflexões:
·       Urdidura e trama.
A estrutura dos espaços escolhidos foi mantida intacta. As paredes altas e imponentes, janelas e portas maciças e os chãos de madeira e de emaranhado de quadrados brancos e vinhos permaneceram com a intenção de preservar o patrimônio. Dessa forma, as modificações feitas se concentraram no design de móveis modernos, que pudessem interligar o Pátio Interno e o Dormitório de uma maneira que não existia antes. Esses novos elementos feitos de madeira e pintados de cor amarela interromperam a regularidade observada na Casa da Glória, baseada em mobiliário antigo e pesado.
·       Polivalência, flexibilidade e funcionalidade.
Referindo-se à funcionalidade, a intervenção tem o propósito de gerar permanência, logo, foi dada uma nova função aos espaços escolhidos. O Pátio Interno, antes visto somente como um local de passagem e de ligação a outros cômodos, após as mudanças, passou a abrigar o mobiliário que permite aos indivíduos se estacionarem no local. Já o Dormitório, anteriormente um lugar restrito, modificou-se para comportar o centro do café, onde haverá um fluxo maior de pessoas.
De acordo com a flexibilidade, o espaço em si não se encaixa nessa categoria. Contudo, o mobiliário desenhado é considerado flexível, uma vez que não há um lugar correto e ideal para o indivíduo se acomodar, podendo se sentar nos banquinhos existentes embaixo das mesas, na parte mais baixa ou, até mesmo, na mais alta do móvel. Dessa maneira, os elementos decorativos da intervenção também são polivalentes, pois se prestam a diversos usos, sem que a própria forma necessite fazer mudanças.
·       Articulação entre o público e o privado.
Os locais escolhidos se encaixam na determinação de um local público, do coletivo. Todos os frequentadores da Casa da Glória possuem o direito de visitar o Café e se acomodar nas mesinhas do Pátio Interno. Com a intervenção criada, os espaços se transformaram em locais de convívio social e lazer.
Contudo, há locais na Casa da Glória que são considerados privados, como a cozinha do refeitório, os dormitórios destinados exclusivamente aos hóspedes e os banheiros.
·       Irregularidades.
As irregularidades abordadas no livro referem-se às diferenças de nível, como canaletas, pilares e parapeitos. Essa categoria não foi explorada dessa maneira na intervenção, a capacidade de apropriação temporária do espaço e contato com indivíduos se restringe à permanência nas mesas do Pátio e do Dormitório.
No livro, as formas de se apropriar de um “banco” são abordadas na mesma lógica em que as mesinhas da intervenção foram desenhadas, uma vez que o indivíduo tem liberdade de escolha acerca do modo o qual deverá se acomodar nelas.
·       Gradações de demarcações territoriais.
De acordo com as especificações propostas nessa parte do livro, o espaço em que a intervenção foi realizada é considerado um local público, pelo fato de possuir um acesso amplo (se localiza próximo à entrada da Casa da Glória e o Pátio é um meio de saída para diversos ambientes da casa), de ser aberto às visitações e de pertencer à Universidade Federal de Minas Gerais. Entretanto, como foi dito acima, há locais considerados privados na Casa da Glória, o que faz com que o caráter público da construção seja temporário, no momento que tais espaços individuais estiverem em uso.
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·       Forma convidativa
A forma convidativa dos espaços se dá pela interação existente entre os indivíduos e a casa, proporcionada pelo café. Há na intervenção uma dinâmica proposta aos clientes do local que ao abrir uma gaveta que contém uma foto de um local específico da casa, após a compra do café, ele será instigado a procurar por este espaço retratado na imagem. Dessa maneira, a interação e utilização dos visitantes com a Casa da Glória é reforçada.
A intenção de permanecer com a estrutura original do Pátio Interno e do Dormitório foi proposital, para que a grandiosidade, a imponência da construção do século XVI fosse percebida e valorizada, contrastando com os novos móveis amarelos. A intervenção foi encabeçada com a finalidade de que os visitantes pudessem observar o espaço e admirá-lo, por esse motivo as cores são agradáveis aos olhos, o que torna a  beleza da composição é algo notório.

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