Prova Hertzberger
Prova Hertzberger
O
espaço escolhido pelo grupo para se realizar a intervenção na Casa da Glória,
em Diamantina, foi o Pátio Interno e o Dormitório que fica ao lado. Analisando as sensações experimentadas nos
locais, o projeto foi criar um café que interligasse esses ambientes, com o
intuito de valorizar a permanência dos indivíduos. Relacionando-se a
intervenção com o Livro “Lições de Arquitetura”, de Herman Hertzberger, podemos
dividir, em tópicos, as seguintes reflexões:
·
Urdidura e trama.
A estrutura dos espaços escolhidos foi mantida
intacta. As paredes altas e imponentes, janelas e portas maciças e os chãos de
madeira e de emaranhado de quadrados brancos e vinhos permaneceram com a intenção
de preservar o patrimônio. Dessa forma, as modificações feitas se concentraram
no design de móveis modernos, que pudessem interligar o Pátio Interno e o
Dormitório de uma maneira que não existia antes. Esses novos elementos feitos
de madeira e pintados de cor amarela interromperam a regularidade observada na
Casa da Glória, baseada em mobiliário antigo e pesado.

·
Polivalência, flexibilidade e funcionalidade.
Referindo-se à funcionalidade, a intervenção tem o
propósito de gerar permanência, logo, foi dada uma nova função aos espaços
escolhidos. O Pátio Interno, antes visto somente como um local de passagem e de
ligação a outros cômodos, após as mudanças, passou a abrigar o mobiliário que
permite aos indivíduos se estacionarem no local. Já o Dormitório, anteriormente
um lugar restrito, modificou-se para comportar o centro do café, onde haverá um
fluxo maior de pessoas.
De acordo com a flexibilidade, o espaço em si não
se encaixa nessa categoria. Contudo, o mobiliário desenhado é considerado
flexível, uma vez que não há um lugar correto e ideal para o indivíduo se
acomodar, podendo se sentar nos banquinhos existentes embaixo das mesas, na
parte mais baixa ou, até mesmo, na mais alta do móvel. Dessa maneira, os
elementos decorativos da intervenção também são polivalentes, pois se prestam a
diversos usos, sem que a própria forma necessite fazer mudanças.
·
Articulação entre o público e o privado.
Os locais escolhidos se encaixam na determinação de
um local público, do coletivo. Todos os frequentadores da Casa da Glória possuem
o direito de visitar o Café e se acomodar nas mesinhas do Pátio Interno. Com a
intervenção criada, os espaços se transformaram em locais de convívio social e
lazer.
Contudo, há locais na Casa da Glória que são
considerados privados, como a cozinha do refeitório, os dormitórios destinados
exclusivamente aos hóspedes e os banheiros.
·
Irregularidades.
As irregularidades abordadas no livro referem-se às
diferenças de nível, como canaletas, pilares e parapeitos. Essa categoria não
foi explorada dessa maneira na intervenção, a capacidade de apropriação
temporária do espaço e contato com indivíduos se restringe à permanência nas
mesas do Pátio e do Dormitório.
No livro, as formas de se apropriar de um “banco”
são abordadas na mesma lógica em que as mesinhas da intervenção foram
desenhadas, uma vez que o indivíduo tem liberdade de escolha acerca do modo o
qual deverá se acomodar nelas.
·
Gradações de demarcações territoriais.
De acordo com as especificações propostas nessa
parte do livro, o espaço em que a intervenção foi realizada é considerado um
local público, pelo fato de possuir um acesso amplo (se localiza próximo à
entrada da Casa da Glória e o Pátio é um meio de saída para diversos ambientes
da casa), de ser aberto às visitações e de pertencer à Universidade Federal de
Minas Gerais. Entretanto, como foi dito acima, há locais considerados privados
na Casa da Glória, o que faz com que o caráter público da construção seja
temporário, no momento que tais espaços individuais estiverem em uso.

·
Forma convidativa
A forma convidativa dos espaços se dá pela
interação existente entre os indivíduos e a casa, proporcionada pelo café. Há
na intervenção uma dinâmica proposta aos clientes do local que ao abrir uma
gaveta que contém uma foto de um local específico da casa, após a compra do
café, ele será instigado a procurar por este espaço retratado na imagem. Dessa
maneira, a interação e utilização dos visitantes com a Casa da Glória é reforçada.
A intenção de permanecer com a estrutura original
do Pátio Interno e do Dormitório foi proposital, para que a grandiosidade, a
imponência da construção do século XVI fosse percebida e valorizada, contrastando
com os novos móveis amarelos. A intervenção foi encabeçada com a finalidade de
que os visitantes pudessem observar o espaço e admirá-lo, por esse motivo as
cores são agradáveis aos olhos, o que torna a beleza da composição é algo notório.
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